sábado, 10 de agosto de 2013

Uma paixão compartilhada
Redação Folha Regional
9/8/2013 14:13:53
Francisco de Assis Bitencourt, popularmente conhecido como Chico, tem 40 anos, é casado com Fernanda Bitencourt e é pai de dois meninos. Um de 12 anos, Nicolas, e o Henrique de com 10 anos.
$alttext
Filho de agricultores, trabalha com a produção do leite e juntamente com os irmãos montaram um madeireira na comunidade do Riachinho,em Jaguaruna, onde reside.
Ainda no fim dos anos 80 ele começou a se dedicar à prática de um determinado esporte. Engana-se quem pensou em futebol, esse esporte era a corrida. No ano de 1993 ele começou a levar a sério a atividade física pouco disseminada na região.  “Eu era muito ruim com a bola e sempre gostei de correr. A minha primeira participação em uma prova oficial aconteceu por acaso. Em uma conversa casual, um amigo perguntou se eu não teria vontade de participar. Eu não tinha nem tênis, era um Lecheval daqueles antigos, estava todo estourado”, lembra Chico.
Para ele, o tempo dedicado ao treino é recompensado na hora de disputar uma prova. “Somente treinar sem competir não anima, mas quando se começa a participar e a conquistar bons resultados, você quer a cada dia se aperfeiçoar ainda mais”.
Ele conta que a sensação de competir pela primeira vez foi maravilhosa. “Não da para descrever. Era a minha primeira participação e logo, de cara, eu fiquei em segundo lugar na minha categoria e em sexto lugar no geral”.
Essa foi a primeira de muitas competições. Chico participou da San Silvestre em 2008. “Foi um sonho realizado. Vem competidores de todos os lugares possíveis. Tem os profissionais, os amadores e tem aquela galera que vai mesmo apenas para se divertir. Eu consegui finalizar todo o percurso que era de 15 km em um tempo de 1h06min”.
Segundo Chico, a corrida é um esporte tranquilo onde tudo depende de você mesmo. “O resultado final é decorrência dos esforços nos treinos, nos cuidados com a alimentação. A corrida é um esporte de pouco contato físico, tirando a largada, o resto fica tudo dependendo de você mesmo, da resistência e da determinação”, ressalta Chico.
Mas o gosto pelo atletismo acabou sendo também repassado aos filhos. Nicolas e Henrique começaram a se interessar pelo esporte após ver o pai participar das competições. “Sempre que saio para competir eu levo a família junto, é um momento de lazer para todos”.
No ano passado, os dois filhos participaram juntos com o pai da corrida rústica realizada no balneário Arroio Corrente. Nicolas, o filho mais velho, ficou na segunda colocação da categoria em que participou. “Fiquei na mesma colocação que o meu pai quando ele disputou pela primeira vez uma competição”, comenta orgulhoso, Henrique.
A rotina de treinos é mais um momento onde pai e filhos tem o tempo para compartilhar o gosto pelo esporte. “Mesmo os meninos não gostando muito de treinar, sempre que dacerto a gente vai junto, é mais um momento para estarmos juntos, treinar e descontrair”. Chico treina três vezes por semana na pista do campo do Rio Branco. “Eu costumava correr no acostamento das estradas, mas levei alguns sustos e com isso decidi começar a treinarlá. A pista não é a ideal, mas pelo menos se tem mais segurança”.
Durante todos esses anos de competição, Chico já perdeu a conta de quantas medalhas conquistou. “Eu tenho diversas medalhasganhas em competições realizadas por toda a região, sempre que tem uma competição e que eu posso, estou participando”. Ele hoje é o primeiro na categoria no ranking da Cortuba. “A minha categoria é de 35 a 40 anos, hoje sou o primeiro no ranking”.
Na semana retrasada Chico participou da competição na Penha, no Parque Beto Carrero Word pela equipe composta por oito atletas representando o Cortuba de Tubarão. A equipe ficou em terceiro lugar no geral. “Foi uma boa prova, conseguimos um ótimo resultado”.
A próxima competição que irá participar é da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto. “A inscrição já está feita, agora é só treinar e esperar o dia da competição”. A prova é transmitida ao vivo pela Rede Globo e tem participação de mais de 20mil atletas. OCortuba contará com uma delegação de 16 atletas que já estão confirmados.
Os meninos não estarão participando, mas ficarão torcendo pelo pai. “Nós vamos poder acompanhar pela TV e ficar torcendo por ele”, destaca Henrique.
Para o pai atleta, poder compartilhar com os filhos esses momentos que antecede a competição é um prazer. “A empolgação toma conta, eles ficam numa grande expectativa, é muito bom ter a família ao lado, dando suporte e incentivando. Eu fico sou extremamente grato em poder fazer algo que gosto, e ter os meus filhos acompanhando torna tudo isso ainda mais especial”, finaliza Chico.


http://www.adjorisc.com.br/jornais/folharegional/esporte/uma-paix-o-compartilhada-1.1325212#.UgaJUJLVAZl

Nenhum comentário:

Postar um comentário