Ex-aluno da Apae conclui faculdade |
Depois de seis anos de muito estudo, Manoel Alair Rodrigues da Luz concluiu a faculdade de Educação Física. Ele apresentou o trabalho de conclusão de curso na segunda-feira à noite e foi aprovado pela banca. Manoel é ex-aluno da Apae e hoje trabalha na instituição.
Ele foi o primeiro ex-aluno da Apae de Tubarão a ingressar na faculdade. Manoel tem deficiência intelectual, mas isso não foi empecilho para que ele continuasse os estudos. Além das próprias limitações, Manoel teve que enfrentar outras dificuldades. Uma delas é a distância e os problemas financeiros. Ele vive com a mãe na comunidade de Bela Vista, em Gravatal. Para vir a Tubarão, tem que acordar muito cedo. “Eu levanto às 5h, pego ônibus e depois o micro para fazer o roteiro”, conta Manoel, que vai junto com o motorista da Apae pegar os alunos em suas residências.
Na Apae, onde hoje é funcionário, Manoel trabalha ajudando os alunos com mobilidade reduzida para participar das atividades no centro de reabilitação. Ao meio-dia, ele vai novamente fazer o roteiro, deixando alguns alunos e pegando outros. No fim da tarde, vai para a Unisul. “Eu fazia duas, três matérias por semestre valendo nota e assistia a outras mais difíceis para poder entender a matéria e depois cursar mesmo. Na faculdade, todos me receberam muito bem. Os professores e os colegas ajudavam bastante”, conta Manoel. Ele chegava em casa por volta da meia-noite e logo recomeçava a jornada. Nos fins de semana, também trabalhava como árbitro da Federação Catarinense de Atletismo e de Natação. Para pagar as mensalidades, recebeu bolsa, mas todos os semestres precisou fazer um processo para comprovar as dificuldades financeiras para ter direito ao benefício.
A pesquisa feita por Manoel, “Relação do desempenho escolar com a prática da natação”, como trabalho de conclusão de curso, mostra que a atividade esportiva pode ajudar os alunos também nas atividades escolares. “Fiz a pesquisa com alunos do Colégio Dehon que treinam natação no Clube 29. Aqueles que treinam até 12 horas por semana têm um rendimento escolar melhor. Acima disso, as notas caíam. Exercício físico é importante, mas em excesso pode ser um problema”, observa Manoel.
A história de Manoel já serve de exemplo para outras pessoas. Outro ex-aluno da Apae está cursando a faculdade de Administração. A colocação de grau dele será dia 23 de março de 2013.
Futuro
Com a conclusão do curso, ele já tem planos: quer terminar o bacharelado em Educação Física. Para isso, já cursa, neste semestre, disciplinas referentes à outra habilitação. Para o próximo ano, Manoel também deve ter suas funções na Apae modificadas. É possível que ele passe a trabalhar como educador físico junto à entidade. “O esporte pode fazer a diferença para os alunos da Apae. Fez isso comigo. Adoro esportes e ajudou muito a me desenvolver e poder ajudar os outros”, afirma Manoel.
http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=10298
|
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário