quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O FENÔMENO DAS CORRIDAS


O FENÔMENO DAS CORRIDAS


O FENÔMENO DAS CORRIDAS


Tenho notado certa polêmica no que diz respeito ao número de corredores de rua pelo Brasil e seu crescimento ao passar dos anos. Uns falam algo em torno 4,5 milhões, outros defendem que não passamos de 400 a 500 mil em todo País. Ainda constatei em diversas reportagens que o universo feminino abocanha uma fatia de 25% deste total.
Junto a esses números supostamente expressivos de corredores, constatamos também em várias fontes que a Corrida de Rua movimenta algo em torno de 3 bilhões de reais,  e que o crescimento de eventos aumenta em torno de 35% ao ano.
Afinal isso seria uma invenção dos meios de comunicação e agências promotoras de eventos? Talvez seja para cada vez mais mostrar aos patrocinadores, que o mundo da corrida é muito lucrativo, e que divulgarem suas marcas nos eventos é um excelente negócio para quem está patrocinando. Realmente os números são muito atraentes economicamente falando.
Na realidade quando se pesquisa a fonte destas notícias raramente se acha de onde foram tirados estes resultados, mais uma coisa é certa não podemos afirmar com certeza quantos somos hoje em todo Brasil. Afinal o que é um corredor de rua? Aquela pessoa que só dá uma corridinha no final de semana? Aquele que só corre em esteira de academia? Aquele que participa de provas nem que seja em revezamento uma vez ao ano?
Em primeiro lugar temos que definir o que é um corredor de rua para depois podermos levantar as estatísticas sobre o assunto. Se corredor for só aquela pessoa que participa de corridas de rua devidamente inscrito, podemos ter uma idéia de quantos somos hoje, mais não tão precisamente, pois a mesma pessoa pode inscrever-se em mais de um evento durante o mês.
Todas as vezes que falam em estatísticas é citado como fonte a Corpore (Associação dos Corredores de Rua de São Paulo) que hoje é a maior organizadora de eventos de Corrida de Rua da América Latina, com um cadastro de associados que passa de 250.000 pessoas ou podemos dizer que todos são corredores? Sem dúvida podemos afirmar que a Corpore tem muito a ajudar a decifrar estes números, mais não podemos deixar enganar, ainda a muito que se pesquisar sobre este fenômeno.
Em 2010 a frente da Associação Corville de Atletismo resolvi me aprofundar no tema do crescimento da corrida de rua em Joinville, através de um projeto de pesquisa para a disciplina de Metodologia do curso de Educação Física.
Os resultados apesar de não ser em dimensões quantitativas gigantescas como nos grandes centros, mostrou um crescimento percentualmente enorme. Em Joinville o crescimento das corridas de rua e seu número de participantes começou a aumentar a partir do ano de 2007, e o que se vê daí em diante são números expressivos.
Um evento muito tradicional de Joinville chamado Corrida Rústica do Quilo, de acordo com várias fontes de imprensa local e da própria Corville, demonstram muito bem esse crescimento. Em 2007 este evento em sua 17ª edição reuniu no máximo 70 corredores dispostos a encarar os 9,8 km da prova. Já em sua 19ª edição em 2009 reuniu mais de 300 corredores. Um aumento de mais de 300%!!!
De acordo com a Associação Corville de Atletismo o número de eventos no decorrer dos anos tem aumentado exponencialmente, para se ter uma idéia em 2008 a Associação promoveu em parceria com o Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte um circuito de 10 (dez) corridas de rua, com grande número de adeptos em todos os eventos.
Os dados abaixo são referentes a Corridas de Rua organizadas exclusivamente pela Corville dentro de Joinville ou cidades vizinhas. Não entraram nestes dados corridas organizadas por outras associações ou empresas.
Em 2007 foram 04 eventos incluindo a Meia Maratona Cidade de Joinville.
Em 2008 foram 16 eventos também incluindo a Meia Maratona.
Em 2009 foram 07 eventos também incluindo a Meia Maratona.
E em 2010 foram 08 eventos de corrida de rua.
O tema mostra que as pessoas estão buscando na corrida de rua uma fonte de combate a depressão, stress e várias doenças da vida moderna ligadas ao sedentarismo. No próximo artigo vou abordar o tema da regulamentação das corridas de rua no Brasil, mais para quem quiser saber mais sobre esta pesquisa peço que entre em contato através do e-mail, cristiano@companhiadacorrida.com.br que terei o maior prazer em tirar suas dúvidas.

Auxiliar Técnico.
Companhia da Corrida Assessoria Esportiva.
Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade da Região de Joinville UNIVILLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário