quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Representante de Nova Veneza na elite da São Silvestre
Texto: A- | A+
13 de Dezembro de 2011 17h27
Ana Paula Cardoso - anacardoso@engeplus.com.br

Foto: Marcelo de Bona
 O maratonista Claudinei Ribeiro, morador de Nova Veneza, irá disputar a corrida de São Silvestre, largando no pelotão de elite. Essa é a quarta vez que o atleta irá disputar a mais tradicional maratona da América Latina, e a segunda vez fazendo parte do pelotão de elite.
Os principais atletas da São Silvestre largam na frente, no pelotão A. Dez metros atrás estão os maratonistas do pelotão B, no qual está incluído Claudinei. Logo atrás vêm os demais atletas, junto com todos os corredores de final de semana e os personagens que fazem da São Silvestre uma grande festa.

“No ano passado eu forcei muito o ritmo no começo, e na parte final da prova não consegui acompanhar o batalhão principal”, lembra o atleta. Para esta edição Claudinei planeja fazer o inverso, cadenciar suas passadas no começo da prova e acelerar na parte final. O maratonista tem a marca de 47 minutos, já o tempo dos vencedores da São Silvestre oscila na marca dos 45 minutos. A expectativa do maratonista é encerrar a prova entre os 40 primeiros.

Claudinei Ribeiro tem 30 anos, é formado em Educação Física e nasceu em Chopinzinho (PR). O maratonista veio para Timbé do Sul em 1986. E já em 1995, como morador de Morro Grande, Claudinei começou a dar os seus primeiros passos no atletismo, com participação nos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá (Jerva).
O maratonista intensificou os trabalhos de preparação física nos últimos 15 dias. Sua rotina de treinamento é mais intensa na parte da manhã, durante a tarde o atleta trabalha mais com o relaxamento dos músculos e faz um treino mais leve.

A corrida de São Silvestre - Criada pelo jornalista Cásper Líbero, a maratona recebeu o nome do santo que é homenageado pela igreja católica no dia 31, de janeiro, São Silvestre. A corrida que atualmente é realizada na tarde do dia 31 de dezembro. Antes acontecia à meia-noite do último dia do ano.

Colaboração (texto/vídeo): Marcelo de Bona/Especial Engeplus

Nenhum comentário:

Postar um comentário